Se tem uma coisa que evoluiu bastante foi a tecnologia de armazenamento de dados, e hoje utilizamos dois formatos básico: os HDs, que suportam volumes bem mais autos e os SSDs, que são mais velozes.
Mas o que as pessoas mais se perguntam é: qual a diferença entre eles? Continue nesta leitura que vamos acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas.
- HD (hard disc)
A melhor forma de entender o que é um HD é justamente saber qual a sua maior função, ou seja, para que serve o HD. De maneira direta e reta, o HD de computador tem a finalidade de armazenar localmente arquivos, programas, jogos e outros tipos de conteúdo.
Sua principal vantagem, além do preço que é muito mais em conta quando comparado a um SSD de mesma capacidade, é a sua capacidade de armazenamento. É comum encontrarmos HDs com maiores capacidades no mercado brasileiro, principalmente para uso corporativo.
No entanto por contar com partes móveis, os HDs estão sujeitos a danos por serem mais frágeis. Uma simples pancada pode corromper este disco rígido e levar à perda de todos os seus arquivos.
- SSD (solid-state drive)
SSDs, ou unidades de estado sólido, levam esse nome por não contarem com partes móveis tendo como sua principal diferença para o HD, é que o SSD é mais rápido. Está agilidade se dá por conta de o SSD armazenar os dados em células de memória Flash, as mesmas presentes em smartphones e tablets. Cada célula é formada por um controlador, o responsável por fazer a comunicação com o computador, e um transístor de porta flutuante, ou floating gate, que é o que armazena os dados.
As velocidades médias de escrita e gravação de um SSD são bem mais altas que as de um HD, sendo eles ótimas alternativas como unidades onde o sistema operacional e programas são instalados. Além disso por não ter partes móveis ele é mais resistente também, sendo essas as suas principais vantagens.
Já as desvantagens são em relação ao preço, pois o valor de um SSD é bem maior do que o de um HD. Além disso a vida útil com o tempo vai perdendo sua capacidade de reter cargas, e por isso, a vida útil de um SSD tende a ser bem menor que a de um HD.
Conclusão
Os dois dispositivos de armazenamento de dados têm a mesma função, no entanto cada um tem o seu próprio conjunto de características por isso o consumidor precisa entendê-las para poder identificar qual unidade de armazenamento atenderá melhor as suas necessidades.
Caso você precise de armazenamento de dados, mas com melhor desempenho e velocidade, a indicação é uma maquina com SSD. Agora se for armazenar muitos arquivos com preço mais acessível o ideal seria investir em um HD de maior capacidade.